quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mensagens ofensivas no Facebook revoltou moradores de Tefé-AM. O caso levantou discussão na TV


Comentários ofensivos geram polêmicas em Tefé-AM
No município de Tefé-AM, distante de Manaus 430 km, uma carioca postou em uma rede social (Facebook) diversas mensagens ofendendo os tefeenses.

Esta mensagem gerou uma revolução no município. Moradores se reuniram e queriam linchar a carioca, que também é estudante da UEA. 

Segundo informações, a carioca ficou impedida de entrar na universidade, já que os moradores fizeram plantão enfrente a UEA esperando a estudante para tomar satisfação. De acordo com alguns internautas, a carioca é casada com um Militar das forças armadas, que presta serviços em Tefé-AM.


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Sargento da Polícia Militar invade aeronave e ameaça atear fogo contra tripulantes


Sargento não pagou passagem e invadiu avião 

TEFÉ-AM - Sargento da polícia militar e um policial invadiram avião de táxi aéreo, empresa não identificada, no município do Juruá, a 674 quilômetros de Manaus (AM), ameaçando pilotos a atear fogo contra a aeronave, caso eles não embarcassem no voo. A aeronave que desembargou do município de Tefé seguia para Manaus.
De acordo com o delegado federal Josafá Batista Reis, o incidente aconteceu por volta das 16h30 desta sexta-feira (31). Um dos homens foi identificado como o sargento da Polícia Militar Luis Maia, e o outro apenas pelas iniciais L.L.M., também policial militar.
Segundo o delegado, o sargento e o policial não pagaram as passagens aéreas e invadiram o avião no momento em a aeronave estava pronta para decolar.
“Eles disseram que iriam pôr fogo no avião se caso não conseguissem entrar”, contou o delegado. Os dois foram presos pela Polícia Federal após um pouso no município de Tefé.

Eleições 2012: TRE-AM orienta partidos sobre as eleições em Nhamundá-AM


NHAMUNDÁ-AM - Devido aos últimos fatos ocorridos no município de Nhamundá, distante 375 Km de Manaus, em que partidários das duas coligações se envolveram em confronte corporal em ato de violência, o presidente do TRE-AM Flávio Pascarelli, se reuniu com as lideranças dos partidos e deixou claro que a justiça eleitoral é contra a qualquer ato desumano e violento. 

Pascarelli disse ainda que a justiça não vai tolerar esse tipo de atitude e que os infratores serão responsabilizados civil e criminalmente.

Além de Flávio Pascarelli, participaram da reunião a Drª Vanessa Mota, Juíza Eleitoral do município e o Coronel da Polícia Militar Marcos James Frota. Na ocasião, os partidos assumiram compromisso de respeitar a legislação eleitoral, garantindo o debate político sem nenhum tipo de violência.

Em Nhamundá, Israel Paulain e Nenê Machado encabeçam as duas chapas, que disputam a prefeitura do Município.


Eleições 2012: Urnas eletrônicas são encaminhadas aos municípios do interior do Amazonas



Urnas eletrônicas que irão ao interior do AM
TEFÉ-AM - Há pouco mais de 30 dias para as eleições, as urnas eleitorais começam ser despachadas para o interior do Amazonas, que foram divididos em polos, até o dia 12 de setembro. Nesta terça-feira (4), mais 339 urnas foram despachadas.
O Amazonas possui 7.555 urnas eletrônicas. Ao todo 2.339 irão para o interior do Amazonas. As urnas ficam sob responsabilidade do cartório eleitoral de cada polo com apoio da Policia Militar do Amazonas.
Até o momento foram enviadas urnas para nove polos: Atalaia do Norte, Benjamim  Constant, Santo Antônio de Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Parintins, Tefé, Eirunepé e Coari. Até sexta-feira (07), os municípios de São Gabriel da Cachoeira, Maués, Manacapuru, Itacoatiara e Silves receberão o restante das urnas. No médio Solimões, as urnas eletrônicas serão distribuídas entre os municípios de Alvarães, Fonte Boa, Japurá, Maraã e Uarini, ambos fazem parte do polo de Tefé.
Para fazer o envio de todas as urnas, o Tribunal Regional Eleitoral irá gastar R$ 819 mil. 

Seca provoca aumento de queimadas em municípios do Amazonas


Incidências de queimadas aumentam no AM

TAPAUÁ-AM - O município de Tapauá, distante 448km, está sofrendo com as constantes queimadas que atingem, principalmente, a área rural da cidade. Locais de preservação, como a margem de igarapés de córregos, estão sendo prejudicados pelo fogo.

Segundo o gestor ambiental da cidade, Marcos Frota, o período de queimadas acontece entre os meses de julho e setembro e é ocasionado tanto por quem deseja queimar as folhas que caem das árvores quanto para atividades agrícolas.

Além de prejudicar o meio ambiente, as queimadas produzem muita fumaça que, nesta época de seca, tem ocasionado um grande número de doenças respiratórias, afetando, principalmente as crianças, de acordo com o secretário de saúde do município, Adriano Neto.

A Secretaria do Meio Ambiente afirmou que trabalha em um projeto de conscientização para evitar o surgimento de novos focos de queimadas e está realizando um levantamento dos locais onde há um maior número de focos para o surgimento de fogo. Além de Tapauá, outros municípios do Amazonas ficam em estado de alerta por conta da seca.


Fonte: G1 Amazonas

terça-feira, 4 de setembro de 2012

IBGE divulga estimativa de população para o Amazonas


Lista oficial divulgada pelo IBGE
 MANAUS-AM - O Instituto Brasileiro de Geografia e estatística divulgou  no Diário Oficial da União que circula nesta sexta-feira estimativas da população  para o Estado  do Amazonas  com data de referência em 1o de julho de 2012, para  fins   do cálculo das quotas referentes aos Fundos de Participação dos Municipios. 

Segundo o IBGE, a estimativa da população residente nos municípios amazonenses  guarda uma estreita relação com as que foram elaboradas para o ano de 2011 e com o Censo Demográfico 2010.

Como os resultados do Censo Demográfico 2010 estão sendo trabalhados, comparados e analisados com os parâmetros oriundos dos Censos Demográficos anteriores, não se viabilizou a atualização da Projeção da População do Brasil - Revisão 2008, segundo o instituto.

O Sistema de Projeções da População do Brasil, atualizado com as informações do Censo Demográfico 2010, das pesquisas por amostragem mais recentes, bem como dos registros administrativos referentes ao ano de 2010, tem sua conclusão prevista para o ano de 2013, a tempo de serem utilizados para estimar as populações municipais, com data de referência em 1o de julho de 2013. 

Além disso, a metodologia para a estimativa populacional dos municípios brasileiros deverá incorporar novas informações relacionadas à dinâmicademográfica local e incluir procedimentos metodológicos alternativos, como aqueles que fazem uso de variáveis econômicas, sociais edemográficas em nível municipal.



Manejo Sustentável é a solução para conservar as populações de pirarucu em Reservas Sustentáveis do Amazonas


Pescadores praticam manejo sustentável e ajudam a natureza

JURUÁ-AM - Cento e quatorze pirarucus é a cota de peixe dos pescadores da comunidade São Raimundo, na Reserva Extrativista do Médio Juruá, para este ano. Organizados em famílias, eles partem em longas canoas artesanais para o lago Manariã, onde, durante dois dias, as redes de mais de 300 metros de comprimento por seis de profundidade, retirarão das aguas doces o maior peixe de escamas do mundo.
“A gente se organiza em mutirão para a pescaria porque tudo tem que ser feito com muita rapidez e a máxima organização, senão o peixe pode estragar”, afirmou Manoel Cunha, presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros e líder da comunidade São Raimundo, no municipio de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus).
Após montarem acampamento na boca do lago, junto a um barranco de mais de dez metros, os pescadores iniciam os preparativos para a pescaria. Redes são revisadas para identificar buracos, facas são afiadas para retirar as visceras do pescado, a alimentação é preparada para 70 pessoas e até um pequeno gerador de energia é instalado, tudo para a pescaria.
Ao anoitecer, os pescadores saem para lançar as redes no lago. Trinta e cinco homens são divididos em equipes que têm a responsabilidade de monitorar as malhadeiras. Os pirarucus têm uma bexiga natatória modificada para funcionar como um pulmão, e quando presos nas redes, morrem afogados. Como os jacarés estão sempre à espreita, os pescadores têm que ser rápidos para retirá-los da água.
“Logo que cai na rede, temos que tirar. Como ele é muito grande e pesado, usamos a ‘paulada de misericordia’ na cabeça para trazê-lo para dentro da canoa”, disse Antonio da Lima da Silva, 51, um dos lideres da equipe de pescadores.
Habilidosos, os pescadores conseguem, em seis horas, pescar 74 pirarucus. E esse número poderia até ser maior, se Manoel Cunha não tivesse determinado a diminuição do ritmo, com o objetivo de conseguir peixes maiores do que um metro e sessenta.
“No ano passado despescamos 153 pirarucus, com uma media de tamanho maior do que um metro e sessenta e cinco, mas este ano eles estão menores, por isso, vamos despescar menos e controlar ainda mais o tamanho deles”, comentou. A decisão foi acatada por todos.
Contra o tempo
Ao retornaram ao acampamento, os peixes foram estendidos em um trapiche montado especificamente para a limpeza. Equipes são montadas para pescar e transportar os peixes. A carne do pirarucu não pode ficar muito tempo exposta  e a partir do momento em que ele é retirado da água, inicia-se uma corrida contra o relógio para manter as caracteristicas da iguaria.
Com afiadas facas, homens e mulheres iniciam a retirada das vísceras. Em quatro horas todos os peixes são limpos. “A gente está feliz porque ganha a mesma quantia que os homens e de igual para igual”, disse Mariângela Lima Paixão, 29, que espera receber mais de R$ 1,5 mil com a despesca deste ano.
Segundo o pescador José Luiz Bispo de Lima, 40, quando a comitiva de pesca do São Raimundo chega em Carauari, imediatamente, já tem compradores. “A gente é especializado em oferecer o que povo gosta: os restaurantes compram o filé, mas as tripas e a ossada é o povão que gosta”.
Exemplo de manejo na floresta
Convidado pela comunidade do São Raimundo para acompanhar a pescaria, o superintendente da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana, acompanhou todas as atividades do mutirão.
“A técnica deles na mobilização, preparativos, pesca, limpeza e transporte é extraordinária. São pessoas que estão revolucionando a geração de renda dentro da floresta e, ao mesmo tempo, preservando uma espécie com manejo adequado”, disse.
A chefe da reserva do Medio Juruá, Rosi Batista da Silva, 49, participou da pescaria. Representante do governo federal em uma area de mais de 253 mil hectares, ela afirmou que quer estabelecer parcerias. “Governo Federal e FAS têm muito a contribuir para a melhora da qualidade de vida dos povos da floresta”, disse Rosi.
Mercado
Praticamente todas as partes do pirarucu são comercializadas no interior do Amazonas. A procura é tanta, que os pescadores dividem o peixe em várias partes. O quilo do filé csai, em média, a R$ 8, mas também pode ser encontrado a R$ 9 e R$ 10. A ossada com cabeça custa R$ 4,50 o quilo; o couro com escamas vale R$ 7 o quilo e as vísceras, muito apreciadas em Juruá, sai por R$ 2,50 o quilo.



Em Lábrea-AM, capitão da PM guarda motos apreendidas em casa


PM's são flagrados removendo moto à casa do capitão
LÁBREA-AM - Motocicletas apreendidas em diversas blitzes realizadas no município de Lábrea, interior do Amazonas, a 702 quilômetros de Manaus, estão sendo alocadas na casa ocupada pelo comandante da Polícia Militar da cidade, o Capitão Morrilas. Conforme a foto divulgada pela imprensa, que mostra soldados da PM descarregando motos da caçamba de uma caminhonete para serem guardadas na casa do oficial.

O motivo é que Lábrea não possui um lugar adequado para o depósito dos veículos, e a delegacia da cidade, onde as motos apreendidas eram postas anteriormente, não permite abrigar as mesmas no local.
“Quando os donos vão buscar suas motos na delegacia, elas sempre vem com alguma parte faltando, peças ou acessórios. Para evitar este constrangimento o delegado Bruno, não permite mais elas serem guardadas lá”, comentou o Capitão Morrilas em conversa por telefone.

A curiosa solução para o entrevero foi selar um acordo de ajustamento de conduta entre a PM, a delegacia, os representantes do Detran na cidade, o juiz e o promotor de Lábrea, para permitir que as blitzes na cidade continuassem ocorrendo sem ter problema com falta de espaço para os veículos apreendidos

“A casa que moro pertence à prefeitura, a mais ou menos um mês nós chegamos a este termo e as motos são colocadas todas lá, com total proteção. Agora elas são devolvidas inteiras para seus proprietários quando eles vão buscá-las”, afirmou o Capitão.
Segundo Morrilas, a fiscalização constante é necessária porque motocicletas são um meio de transporte comum no interior do Estado, além disso, o município acabou de passar por um periodo de festividades, o que aumenta o risco de acidentes por parte de motoristas alcoolizados.


Prelazias do Amazonas recebem a "Cruz da Jornada"


O município de Alvarães-AM recebe a "Cruz da Jornada"

ALVARÃES-AM - A Jornada Mundial da Juventude é um evento que reúne jovens do mundo inteiro e acontece de dois em dois anos. Em 2011,  a Jornada Mundial da Juventude aconteceu em Madri, na Espanha. Ano que vem, será a vez do Rio de Janeiro sediar o evento.
Após o encerramento de cada edição da Jornada,  uma cruz, que é o símbolo da Jornada Mundial da Juventude é conduzida por várias partes do mundo até chegar ao lugar, onde vai ser realizada a próxima edição do evento. A cruz e o ícone de nossa senhora são conduzidos para provocar o entusiasmo nos jovens e nas famílias de todo o país a participarem da próxima Jornada.
No Brasil, a peregrinação da cruz acontece desde o ano passado. O símbolo da Jornada partiu de Madri, na Espanha e chegou ao Campo de Marte, em São Paulo no dia 18 de setembro de 2011.
De lá pra cá, as comunidades católicas de todo o Brasil recebem a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. Durante os dois anos, que antecedem a Jornada no Rio de Janeiro, a Cruz já passou pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Há dois meses, a Cruz percorre as Dioceses e Prelazias da Região Norte. A partir do dia 04  de setembro, a "Cruz da Jornada" vai passar pelas Prelazias do Amazonas. 
"O símbolo da Jornada já passou por várias partes do Brasil e em setembro é a vez do Amazonas e Roraima serem visitados pela Cruz da Jornada. Por onde ela passou arrastou milhares jovens, que demonstram sua fé e criam expectativas para participar do maior encontro entre jovens do mundo", disse Dom Eduardo Pinheiro, Presidente da Comissão para Juventude da CNBB.
No dia 11 de setembro, os municípios de Alvarães e Tefé, no Amazonas vão recepcionar a "Cruz da Jornada". Em Alvarães, distante 430 km de Manaus, a passagem da "Cruz da Juventude" será marcada por uma missa em ação de graça. Depois, a "Cruz da Jornada" e o "Ícone de Nossa Senhora" serão conduzidos em carreata da Paróquia de São Joaquim em Alvarães até a Vila de Nogueira de onde parte em viagem fluvial até a Prelazia do município de Tefé-AM.
Durante todo o mês de setembro de 2012, a Cruz deve passar por todas as Prelazias do Amazonas. No dia 21 de setembro a "Cruz da Jornada" chega a Manaus, onde acontece a grande celebração Bote Fé. O itinerário completo da "Cruz da Jornada" pelo Estado do Amazonas, você pode conferir AQUI.