quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mensagens ofensivas no Facebook revoltou moradores de Tefé-AM. O caso levantou discussão na TV


Comentários ofensivos geram polêmicas em Tefé-AM
No município de Tefé-AM, distante de Manaus 430 km, uma carioca postou em uma rede social (Facebook) diversas mensagens ofendendo os tefeenses.

Esta mensagem gerou uma revolução no município. Moradores se reuniram e queriam linchar a carioca, que também é estudante da UEA. 

Segundo informações, a carioca ficou impedida de entrar na universidade, já que os moradores fizeram plantão enfrente a UEA esperando a estudante para tomar satisfação. De acordo com alguns internautas, a carioca é casada com um Militar das forças armadas, que presta serviços em Tefé-AM.



Na cidade, eles residiam na Villa Militar, onde também havia uma aglomeração de pessoas querendo agredir a carioca pela ofensa feita ao povo do Amazonas na rede social.

Na internet, casos como este é bastante comum.  No ano passado, um caso chamou atenção da imprensa, uma jovem paulista xingou, na rede social, os nordestinos. O caso ganhou repercussão nacional. A paulista foi expulsa da faculdade onde estudava e foi demitida do trabalho.

Em Tefé, os moradores pedem que a carioca, responsável pela mensagem ofensiva ao povo do Amazonas, responda na justiça pelo ato discriminatório. Além disso, os moradores querem que a estudante se retrate em público e seja expulsa do quadro de estudantes da Universidade do Estado do Amazonas.

Sujeito a pena

Para o direito penal brasileiro, a prática da discriminação e do preconceito por raça, etnia, cor, religião ou procedência nacional consiste em um delito previsto na lei 7.716/89, alterada pela lei 9.459/97. As referidas legislações foram promulgadas em consonância com o Art. 5º, inciso XLI, que estabeleceu, em foro Constitucional, a prática do racismo como crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão.

O caso levantou discussão na TV


O caso chamou atenção da imprensa do Amazonas. O telejornal Bom Dia Amazônia, da TV Amazonas, filiada Rede Globo, convidou um especialista em linguística da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para falar sobre o caso. Em entrevista o Professor Sérgio Freire disse que, "o ato é considerado insensível e falta de educação". 



Exército Brasileiro emitiu 'Nota à imprensa'


MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO
COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA


NOTA À IMPRENSA


16a BRIGADA DE INFANTARIA DE SELVA

“Brigada das Missões”
Nota à imprensa O Comando da 16ª Brigada de Infantaria de Selva vem a público informar o que se segue, sobre as declarações feitas nas redes sociais e que estão circulando entre os cidadãos tefeenses: O Exército Brasileiro prima pela legalidade, cumprindo rigorosamente a legislação brasileira. Além disso, o Exército não faz qualquer distinção de gênero, credo, cor ou orientação sexual, portanto as declarações feitas pela carioca de iniciais R, M. não exprimem o pensamento do Comando da 16ª Brigada de Infantaria de Selva e, tampouco, da família militar da Guarnição de Tefé-AM. Cabe ressaltar, que o fato foi um caso isolado e que as opiniões da senhora supracitada, expressadas na rede social, são de cunho pessoal e sem qualquer ligação com os militares de Tefé e de seus familiares. O Comando da Brigada aproveita a oportunidade para ressaltar que a família militar é muito grata pelo carinho e pela receptividade dos cidadãos tefeenses.

3 comentários:

  1. EU NÃO OFENDI NINGUÉM, EU SIMPLESMENTE ESTAVA CONVERSANDO COM MEU PADRINHO PELA INTERNET, EU ESTAVA COM MUITA RAIVA POR TER SIDO ROUBADA PELA QUARTA VEZ. MAS NADA DISSO JUSTIFICA QUEREM ME LINCHAR, QUEREM ME MATAR.
    VOCÊS REALMENTE APOIAM AS AMEAÇAS DE MORTE QUE FIZERAM A MIM E A MINHA FAMÍLIA? VOCÊS REALMENTE CONCORDAM COM TODA ESSA SELVAGERIA?
    MEU FILHO ESTÁ SEM ESTUDAR PORQUE OS TEFEENSES O AMEAÇARAM DE MORTE, VOCÊS REALMENTE ACHAM ISSO CORRETO? ACHAM QUE ISSO É CIDADANIA?
    É REVOLTANTE ESSA TROCA DE VALORES, O EGO DE ALGUNS VALE MAIS DO QUE A INTEGRIDADE FÍSICA DO SER HUMANO!

    EU ESTOU NA MINHA CIDADE, MAS NÃO VOU DEIXAR PASSAR TODOS ESSES CRIMES QUE FORAM COMETIDOS CONTRA MIM E MINHA FAMÍLIA, EU VOU ATÉ EM BRASÍLIA SE FOR NECESSÁRIO, MAS EU SOU UMA CIDADÃ BRASILEIRA, QUE POSSO ATÉ TER ERRADO, MAS SÓ A JUSTIÇA PODE ME JULGAR E CONDENAR, MAS NINGUÉM PODE SE ACHAR NO DIREITO DE FAZER ISSO.
    RENATA MOURA

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir